3 Amigos Foram Pescar na Chapada Diamantina e Sumiram — Barraca Achada 15 Km com Bilhete Sinistro
O que deveria ser um fim de semana tranquilo de pescaria na exuberante Chapada Diamantina transformou-se num dos mistérios mais surpreendentes da Bahia. Rafael Alves Pereira, Bruno Santos Costa e Diego Ferreira Lima, três amigos inseparáveis de Feira de Santana, partiram na sexta-feira, 14 de maio de 2010, em direção às águas cristalinas do Rio Mucugê para pescar e acampar.
Eles nunca voltaram para casa. Esta é uma história que vai desafiar tudo o que você acha que sabe sobre os perigos ocultos da natureza brasileira.
Rafael Alves Pereira, o líder natural do trio, tinha 28 anos, 1,78 m de altura, cabelos castanhos encaracolados e um sorriso contagiante que conquistava a todos. Ele trabalhava como técnico em eletrônica numa empresa de telecomunicações em Feira de Santana. Nascido e criado na cidade, filho de João Alves Pereira, caminhoneiro, e Rosa Maria Santos Pereira, dona de casa, Rafael desenvolveu uma paixão pela natureza e pela pesca desde muito jovem.
“O Rafa era viciado em pescaria”, lembra o seu pai, João. “Desde menino, toda vez que passávamos perto de um rio ou riacho, ele perguntava quando poderíamos voltar com nossa vara e anzol.”
Ele conhecia todos os pontos de pesca num raio de 100 km de Feira de Santana. Rafael havia se tornado um pescador experiente ao longo dos anos, aprendendo várias técnicas e os melhores locais para diferentes tipos de peixes. Era sempre ele quem organizava as expedições do grupo, planejando rotas, comprando equipamentos e coordenando a logística das viagens. Os amigos brincavam que ele tinha um mapa mental de todos os rios, lagos e cachoeiras da Bahia.
Bruno Santos Costa, de 26 anos, era o mais calmo e sensato do trio. Com 1,82 m de altura, cabelos pretos bem penteados e olhos castanhos sérios por trás dos óculos, trabalhava como contador num escritório de contabilidade no centro de Feira de Santana. Era filho de Luís Carlos Santos Costa, funcionário público aposentado, e Ana Paula Silva Costa, professora de matemática. Bruno era conhecido pela sua organização meticulosa e por prestar muita atenção aos detalhes. Bruno era o mais cauteloso dos três. A sua mãe, Ana Paula, conta a história:
“Ele sempre verificava tudo duas vezes antes de sair para uma viagem. Equipamentos, mantimentos, rotas alternativas, previsão do tempo. Ele não deixava nada ao acaso. Se algo deu errado naquela viagem, não foi por falta de planejamento.”
Bruno era o responsável por todos os aspetos logísticos das expedições de pesca. Ele pesquisava as melhores épocas para pescar em cada região, verificava as condições climáticas, calculava as quantidades necessárias de comida e água e sempre insistia para que levassem equipamentos de segurança extras. Era considerado o cérebro do grupo pela sua capacidade de antecipar problemas e preparar-se para imprevistos.
Diego Ferreira Lima completava o trio como o mais novo e aventureiro. Aos 24 anos, 1,75 m de altura, com cabelos descoloridos e tatuagens nos braços que contavam histórias das suas aventuras, trabalhava como instrutor de natação numa academia da cidade. Filho de Carlos Ferreira Lima, mecânico, e Patrícia Soares Lima, enfermeira. Diego era conhecido por sua energia inesgotável e vontade de explorar novos lugares.
“O Diego era pura adrenalina,” ri o seu pai, Carlos. “Ele não conseguia ficar parado. Queria sempre descobrir novas cachoeiras, trilhas diferentes, lugares que ninguém tinha explorado ainda. Às vezes, eu me preocupava com essa sede de aventura dele, mas o Rafael e o Bruno sempre cuidaram muito bem dele.”
Diego tinha-se juntado ao grupo dois anos antes, quando conheceu Rafael na academia onde trabalhava. Ele rapidamente se tornou o terceiro e inseparável membro do trio, trazendo a sua juventude e entusiasmo para equilibrar a experiência de Rafael e a prudência de Bruno. Era ele quem sempre descobria novos lugares por meio de pesquisas na internet, conversas com outros aventureiros ou dicas de clientes da academia.
Os três conheciam-se há quatro anos e já tinham feito dezenas de viagens juntos. Começaram com pescarias simples em represas perto de Feira de Santana, mas aos poucos aventuraram-se em expedições mais elaboradas. Já tinham acampado no Rio São Francisco, pescado trutas nas montanhas de Minas Gerais e explorado rios remotos no interior da Bahia. Voltavam sempre com histórias incríveis e peixes para partilhar com as famílias. Eram como irmãos. Lembra Rosa Maria, mãe de Rafael:
“Eles passavam todos os finais de semana juntos, fosse pescando, planejando a próxima viagem ou consertando equipamentos. Minha casa vivia cheia com os três, comendo, rindo, contando histórias sobre peixes que quase pescaram.”
A Chapada Diamantina era um sonho antigo do trio. Conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, cachoeiras de águas cristalinas e rios repletos de peixes, a região era o destino final para qualquer pescador baiano. Rafael vinha pesquisando a área há mais de um ano, estudando mapas, conversando com guias locais e planejando a expedição de forma minuciosa.
O local escolhido foi a região do Rio Mucugê, perto da Cachoeira do Buracão, no município de Ibicoara. Rafael havia conversado com um guia local chamado Antônio Silva Santos, que garantiu que a área tinha os melhores pontos de pesca da Chapada e que seria seguro para acampar, desde que seguidas as orientações básicas de segurança na natureza.
Na quinta-feira, 13 de maio de 2010, os três reuniram-se na casa de Rafael para os preparativos finais. Bruno tinha feito uma lista detalhada de tudo o que precisariam: uma barraca para três pessoas, sacos de dormir, um fogareiro portátil, panelas, comida para quatro dias, diversos equipamentos de pesca, lanternas, pilhas extras, um kit de primeiros socorros, cordas, facões, repelente, protetor solar e uma quantidade generosa de água potável.
“Eles estavam muito empolgados”, lembra João, pai de Rafael. “Passaram a noite inteira verificando os equipamentos, testando a barraca no quintal e organizando as varas de pescar. Era como se fosse a viagem dos sonhos deles.”
Diego tinha conseguido quatro dias de folga da academia especificamente para essa expedição. Bruno havia organizado os seus compromissos de trabalho para poder ausentar-se do escritório. Rafael usara parte de suas férias acumuladas. Era uma viagem que os três vinham planejando e aguardando ansiosamente há meses.
Na manhã de sexta-feira, 14 de maio de 2010, os três deixaram Feira de Santana às 6h da manhã no Chevrolet Corsa branco de Rafael, com placas de Feira de Santana. O carro estava carregado com todos os equipamentos, mantimentos e a expectativa de um fim de semana perfeito na natureza.
O plano era chegar à região da Chapada Diamantina por volta do meio-dia, encontrar o guia Antônio no centro de Lençóis, seguir até o ponto de acesso ao Rio Mucugê e montar acampamento antes do anoitecer. A última comunicação do trio com as famílias foi uma ligação que Rafael fez para sua mãe às 14h30 daquela sexta-feira. Ele disse que tinham chegado bem, que estavam em Lençóis comprando algumas coisas de que tinham se esquecido e que iriam encontrar o guia em 15 minutos. Lembra Rosa Maria:
“Ele disse que estava tudo perfeito, que o tempo estava lindo e que ligaria no domingo, assim que chegassem em casa.”
Essa foi a última vez que alguém da família ouviu as vozes dos três amigos. O guia Antônio Silva Santos confirma que encontrou os três rapazes no horário combinado em Lençóis.
“Eles pareciam bem preparados e animados,” relembra ele. “Tinham bons equipamentos, sabiam o básico sobre segurança na região da Chapada e faziam as perguntas certas sobre a área onde iam acampar.”
Antônio acompanhou-os por cerca de 8 km através de trilhas na Chapada, até chegarem ao ponto de acesso ao Rio Mucugê que ele havia recomendado. Era uma área conhecida pelos pescadores locais, com vários poços naturais profundos, onde abundavam pintados, dourados e pacus. O local tinha uma pequena clareira ideal para acampar, perto da água, mas um pouco mais abrigada do vento e da chuva.
“Eu os deixei montando o acampamento por volta das 16h,” conta Antônio. “Expliquei os perigos da região, onde eles não deveriam nadar por causa das correntezas, quais trilhas evitar e como se comportar caso encontrassem animais selvagens. Eles prestaram atenção a tudo e pareciam confiantes.”
O plano era que Antônio voltasse na segunda-feira, 17 de maio, para buscar os três e levá-los de volta ao local onde haviam deixado o carro em Lençóis. Era um acordo comum na região, permitindo que os turistas aproveitassem o fim de semana sem se preocupar com transporte. Quando a segunda-feira chegou e Antônio retornou ao local combinado, encontrou apenas uma clareira vazia.
Não havia nenhum sinal da barraca, dos equipamentos ou dos três amigos. Inicialmente, ele achou que eles poderiam ter decidido mudar para outro ponto do rio ou retornado mais cedo por conta própria. Mas, quando chegou a Lençóis e verificou o estacionamento onde o Corsa branco deveria estar, o carro continuava exatamente onde tinha sido deixado na sexta-feira.
Foi então que Antônio começou a preocupar-se seriamente. Tentou entrar em contato com Rafael pelo número de telefone que ele havia anotado, mas as ligações não completavam. Tentou novamente várias vezes durante a tarde, sempre com o mesmo resultado. Às 18h, decidiu entrar em contato com a Polícia Militar em Lençóis para relatar a situação. O sargento José Carlos Oliveira foi o primeiro policial a ser informado sobre o desaparecimento.
“Casos assim não eram incomuns na região da Chapada Diamantina,” explica ele. “Às vezes eles se perdiam, se machucavam ou simplesmente mudavam os planos sem avisar os guias. Mas havia algo na preocupação do Antônio que me fez levar a situação a sério desde o início.”
Enquanto isso, em Feira de Santana, as famílias começavam a preocupar-se quando o domingo terminou sem nenhum contato dos três. Rosa Maria tentou ligar para o celular de Rafael várias vezes, mas todas as chamadas iam direto para a caixa postal. Ana Paula fez o mesmo com Bruno, e Patrícia com Diego, sempre com o mesmo resultado.
Na segunda-feira de manhã, quando nenhum dos três apareceu para trabalhar e continuaram sem dar notícias, as famílias entraram em contato umas com as outras. Foi então que descobriram que nenhum deles tinha recebido qualquer comunicação desde a ligação de Rafael na sexta-feira. No final da manhã, João Alves Pereira não esperou mais.
Às 10h da manhã de segunda-feira, ele e Carlos Ferreira Lima partiram para Lençóis no carro de João, uma Toyota Hilux preta. Chegaram à cidade por volta das 15h e imediatamente contataram a Polícia Militar. Foi então que souberam da visita de Antônio na noite anterior e que uma busca preliminar já havia começado. O sargento José Carlos tinha organizado uma pequena equipe para vasculhar as principais trilhas da região onde os três haviam acampado, mas nada havia sido encontrado até aquele momento.
As buscas oficiais foram significativamente ampliadas com a chegada dos pais. Bombeiros de Vitória da Conquista foram acionados, trazendo equipamentos especializados para resgate em montanhas e matas. Voluntários da região, incluindo outros guias e pessoas familiarizadas com a Chapada, ofereceram-se para ajudar nas buscas.
Durante três dias, mais de 60 pessoas vasculharam um raio de 15 km em torno do ponto onde os três haviam sido deixados. Trilhas foram percorridas, rios foram explorados e cavernas inspecionadas. Helicópteros do Corpo de Bombeiros sobrevoaram a região, em busca de qualquer sinal dos jovens ou dos seus equipamentos. A primeira pista concreta surgiu na quinta-feira, 20 de maio, dias após o desaparecimento. Um grupo de buscas liderado pelo bombeiro Marcos Antônio Ribeiro encontrou pegadas humanas numa trilha secundária que se afastava do rio, em direção a uma área mais densa de cerrado.
“As pegadas eram claramente de botas de trilha,” recorda Marcos Antônio. “Havia pelo menos três conjuntos diferentes de marcas, todos seguindo na mesma direção.”
Eram recentes, provavelmente de alguns dias atrás, e pareciam indicar que as pessoas estavam caminhando num ritmo normal, sem correr ou em pânico. As pegadas foram seguidas por aproximadamente 2 km antes de desaparecerem num terreno mais rochoso. Mas a direção que indicavam levou a equipe de buscas a uma área da Chapada que não havia sido explorada anteriormente, uma região de cerrado denso intercalada com formações rochosas, aproximadamente 8 km a nordeste do acampamento original.
Foi nessa área que, na sexta-feira, 21 de maio, uma semana após o desaparecimento, o bombeiro Rogério Santos Almeida fez uma descoberta que mudaria completamente o rumo da investigação. Escondida entre afloramentos rochosos, numa pequena depressão natural que a protegia do vento e da chuva, estava a barraca dos três amigos.
Mas não estava montada para acampar. Estava claramente abandonada, com os equipamentos espalhados de forma desorganizada ao redor. Ainda mais perturbador era o fato de a barraca estar localizada a 15 km da cachoeira onde os três pretendiam pescar, numa direção completamente oposta à rota planejada.
Não havia água por perto, nem pontos de pesca, nenhuma razão lógica para eles terem escolhido aquele local para acampar. Dentro da barraca, os investigadores encontraram os sacos de dormir, algumas roupas, os equipamentos de pesca intocados e os mantimentos fechados. Mas o que imediatamente chamou a atenção foi um pedaço de papel amassado no chão da barraca, com uma mensagem escrita à mão numa caligrafia claramente apressada e nervosa.
“Eles estão a seguir-nos desde ontem. Não podemos voltar pelo caminho que viemos. Vamos tentar sair pela trilha do norte. Se alguém encontrar isso, por favor avisem nossas famílias de que estamos a tentar resistir. Rafael, Bruno, Diego.”
A descoberta desse bilhete assustador mudou completamente a natureza da investigação. O que inicialmente parecia ser um caso de pessoas perdidas na natureza transformou-se em algo muito mais sinistro. Quem eram as pessoas mencionadas no bilhete? Por que os três amigos tinham abandonado o acampamento planejado para fugir rumo a uma área remota da Chapada? A análise grafológica confirmou que a caligrafia era de Rafael, com base em comparações de documentos fornecidos pela família.
A caligrafia mostrava claros sinais de estresse e pressa, indicando que o recado tinha sido escrito sob extrema tensão. A Polícia Civil assumiu oficialmente o caso, e o detetive Henrique Silva Barbosa foi nomeado para liderar a investigação. A possibilidade de um crime foi considerada pela primeira vez, e as buscas intensificaram-se, focando não apenas em encontrar os três jovens, mas também em identificar quem poderiam ser os misteriosos perseguidores mencionados no bilhete.
“Era óbvio que algo muito sério havia acontecido,” diz o detetive Henrique. “Três campistas experientes não abandonam os seus equipamentos e fogem para uma área remota sem um motivo muito forte. O bilhete sugeria que eles estavam sendo ameaçados por alguém.”
A investigação concentrou-se em identificar quem mais poderia estar na região da Chapada durante aquele fim de semana. Pousadas, guias, outros turistas e residentes locais. Todos foram questionados sobre pessoas suspeitas ou atividades incomuns na área. Surgiram relatos de que um grupo de homens havia sido visto na região durante o mesmo período, mas as descrições eram vagas e contraditórias. Alguns diziam que eram quatro homens, outros diziam cinco. Alguns diziam que eles pareciam ser da região, outros afirmavam que eram claramente forasteiros.
Uma linha de investigação considerada foi a possibilidade de que os três amigos tivessem acidentalmente esbarrado em atividades ilegais na região da Chapada. A área era conhecida por abrigar pequenos garimpos ilegais, plantações ocultas de maconha e até laboratórios de refino de drogas. Talvez eles tivessem visto algo que não deveriam ter visto.
Durante os meses seguintes, as buscas pelos três amigos continuaram de forma intermitente. Equipes do Corpo de Bombeiros realizavam operações mensais, sempre explorando novas áreas do vasto planalto. Voluntários da região continuavam a encontrar pegadas ocasionais, fragmentos de equipamentos ou sinais de antigas fogueiras, mas nada que levasse diretamente aos jovens desaparecidos.
As famílias nunca perderam a esperança. João Alves Pereira organizava as suas próprias expedições quase todos os finais de semana, percorrendo trilhas e conversando com os moradores locais. Rosa Maria contratou um investigador particular especializado em casos de pessoas desaparecidas. Carlos Ferreira Lima ofereceu uma recompensa de 20 mil reais, além de outros mil reais por informações que levassem ao paradeiro dos três.
“Eu não podia aceitar que o meu filho simplesmente tivesse desaparecido,” explica João. “Todas as noites eu sonhava que os encontrava vivos em alguma caverna, esperando para serem resgatados. Todas as manhãs eu acordava pronto para procurar um pouco mais.”
Em 2011, um ano após o desaparecimento, surgiram várias pistas falsas. Alguém disse que viu três jovens trabalhando numa fazenda no interior da Bahia. Outro relato mencionava possíveis avistamentos em Goiás. Todas as pistas foram investigadas e provaram estar incorretas. O caso ganhou atenção nacional quando foi destaque num programa de televisão sobre pessoas desaparecidas. Milhares de ligações foram recebidas com supostos avistamentos em todo o país, mas nenhum levou a descobertas concretas.
Em 2013, três anos após o desaparecimento, Ana Paula Santos Costa desenvolveu problemas cardíacos que os médicos atribuíram ao estresse prolongado.
“A incerteza é a pior coisa de todas,” ela costumava dizer. “Se eu soubesse que meu filho estava morto, eu poderia chorar e começar a aceitar, mas eu não sei se ele está vivo, se está sofrendo, se está esperando por ajuda. Isso é uma tortura.”
A investigação oficial continuava aberta, mas com recursos cada vez mais limitados. Novos casos exigiam a atenção da polícia, e o desaparecimento dos três amigos gradualmente sumiu das manchetes. Apenas as famílias e alguns voluntários persistentes continuaram buscando ativamente. Em 2015, cinco anos após o desaparecimento, a Polícia Civil organizou uma última grande operação de busca.
Durante uma semana, 50 pessoas vasculharam áreas da Chapada que ainda não haviam sido totalmente exploradas. Foram utilizados equipamentos modernos, incluindo drones para mapeamento aéreo e cães farejadores especializados na localização de restos mortais humanos. Mas nem mesmo essa operação rendeu novas pistas sobre o destino de Rafael, Bruno e Diego.
Era como se os três tivessem simplesmente se dissolvido na vastidão da Chapada Diamantina, deixando apenas um bilhete angustiante como prova de que algo terrível havia acontecido. Ao longo dos anos seguintes, o caso tornou-se uma lenda local na região da Chapada. Os guias contavam a história aos turistas como um alerta sobre os perigos de se aventurar sozinho em áreas remotas.
Alguns moradores locais desenvolveram as suas próprias teorias sobre o que tinha acontecido, sempre envolvendo grupos criminosos ou forças sobrenaturais da floresta. João Alves Pereira faleceu em 2018, aos 65 anos, sem nunca saber o que aconteceu ao seu filho, Rafael. Amigos da família dizem que ele morreu de coração partido, consumido pela busca implacável que durou oito anos.
Rosa Maria, agora viúva, continua a visitar a Chapada Diamantina duas vezes por ano, sempre na esperança de encontrar algum sinal do seu filho. Carlos Ferreira Lima desenvolveu uma obsessão por teorias da conspiração sobre o desaparecimento de seu filho e dos amigos dele. Ele acredita que os três descobriram algo que criminosos poderosos queriam manter em segredo, e que foram eliminados para garantir o seu silêncio.
Patrícia, a sua esposa, teve que procurar tratamento psicológico para lidar com as teorias cada vez mais elaboradas do marido. Ana Paula Santos Costa mudou-se para Salvador em 2017, dizendo que não conseguia mais viver em Feira de Santana, onde tudo a lembrava do Bruno. Ela mantém um contato esporádico com as outras famílias, mas prefere não falar sobre o caso, alegando que revisitar constantemente a tragédia apenas aumenta o seu sofrimento.
Hoje, 14 anos depois daquela fatídica sexta-feira de maio, o destino de Rafael Alves Pereira, Bruno Santos Costa e Diego Ferreira Lima permanece um mistério absoluto. A região da Chapada Diamantina guardou os seus segredos, e o bilhete assustador encontrado na barraca abandonada continua a ser a única pista do que realmente aconteceu naqueles dias aterrorizantes.
Existem muitas teorias sobre o caso. Alguns acreditam que os três foram vítimas de criminosos atuando na região e que os seus corpos foram escondidos numa das milhares de cavernas da Chapada. Outros sugerem que eles podem ter-se perdido completamente e morrido de sede e fome numa área que ainda não tinha sido explorada.
Há ainda quem especule que eles descobriram um tesouro escondido ou provas de corrupção que lhes custaram a vida. A mais perturbadora de todas as teorias é a que sugere que pelo menos um dos três pode ter sobrevivido inicialmente e tentado escapar, conforme indicado no bilhete.
A menção à trilha do norte nunca foi totalmente investigada, pois não havia nenhuma trilha claramente definida naquela direção a partir do local onde a barraca foi encontrada. O caso dos três amigos pescadores tornou-se um símbolo dos perigos ocultos que podem existir até mesmo nas áreas mais bonitas do Brasil. A Chapada Diamantina, com toda a sua beleza natural, também esconde riscos que vão além dos perigos naturais da mata e das montanhas.
As autoridades locais intensificaram as medidas de segurança para os turistas após o incidente, passando a exigir o registro obrigatório de grupos que pretendem acampar em áreas remotas e estabelecendo postos de controle regulares. Mas nada disso trouxe Rafael, Bruno e Diego de volta, nem explicou o que realmente aconteceu naqueles dias de maio de 2010.
A memória dos três amigos é mantida viva pelas suas famílias e pela comunidade de Feira de Santana. Uma placa no clube de pesca da cidade homenageia os três jovens, lembrando a sua paixão pela natureza e destacando a importância da segurança nas aventuras ao ar livre. O mistério que recaiu sobre a Chapada Diamantina em maio de 2010 permanece sem solução.
Mas as perguntas continuam a ecoar. Quem eram os misteriosos perseguidores mencionados no bilhete? Por que três pescadores experientes abandonariam o seu acampamento planejado para fugir para uma área isolada? E, o mais importante, poderia algum deles ainda estar vivo em algum lugar? O bilhete arrepiante encontrado na barraca abandonada recorda-nos que a natureza brasileira, por mais bela que seja, pode esconder segredos sombrios e perigos que vão muito além do que podemos imaginar.
