VERGONHA HISTÓRICA! NETO DETONA YURI, GARRO E MEMPHIS E MOSTRA O NÚMERO QUE O CORINTHIANS QUERIA ESCONDER!
Quem acompanha o futebol paulista sabe que a bancada de debate esportivo ao meio-dia funciona quase como um tribunal popular a céu aberto. Não há maquiagem nem meias-palavras. Quando o apresentador olha fixamente para a câmera, ajeita os óculos e manda colocar na tela o letreiro em caixa alta, o torcedor já sabe que a chapa esquentou de vez. E foi exatamente esse clima de desabafo inflamado e cobrança implacável que expôs as feridas abertas no Parque São Jorge: o colapso técnico de Yuri Alberto, Rodrigo Garro e Memphis Depay, os três nomes contratados a peso de ouro para liderar a reconstrução do Corinthians, mas que se transformaram no retrato mais acabado de uma crise sem precedentes.
A sensação no entorno do clube é de pura perplexidade. Não faz muito tempo, a atmosfera era de euforia. A torcida festejava a formação de um ataque dos sonhos, imaginando uma engrenagem capaz de bater de frente com os elencos mais ricos do país. Hoje, a realidade que se desenha nos gramados e nos números é amarga, quase constrangedora. Enquanto o time amarga atuações burocráticas e vê o fantasma do rebaixamento rondar o dia a dia, a discussão central deixou de ser o esquema tático e passou a ser o comprometimento individual de quem recebe salários europeus para entregar rendimento de campeonato amador.
O Voo Curto e a Queda Vertiginosa do Ataque
Para compreender como o Corinthians chegou a essa encruzilhada, é preciso rebobinar a fita e olhar com lupa a trajetória de Yuri Alberto. O camisa nove sempre dividiu opiniões. Desde a sua chegada, viveu em uma montanha-russa de emoções, alternando fases de seca severa com arrancadas goleadoras que pareciam consolidar de vez a sua titularidade.
O primeiro ano com a camisa alvinegra foi promissor: em vinte e oito partidas disputadas, marcou onze gols e deu duas assistências. A entrega física chamava a atenção, a disposição para trombar com zagueiros agradava à arquibancada e o saldo foi considerado positivo para um recém-chegado. No ano seguinte, vieram sessenta e três jogos, quinze bolas na rede e oito passes decisivos. O volume de partidas aumentou, a produção ofensiva caiu ligeiramente na média por minuto jogado, mas o jogador seguiu como peça intocável do esquema tático.
O verdadeiro ápice, porém, veio logo em seguida. Em uma temporada iluminada, Yuri disputou cinquenta e sete partidas, cravou trinta e um gols e distribuiu sete assistências. Foi, disparado, a melhor fase da carreira do atacante. Ali, parecia finalmente justificar o investimento astronômico feito na sua compra definitiva. O torcedor aprendeu a confiar de olhos fechados naquele centroavante veloz, oportunista e combativo.
Só que o que se viu depois disso foi um despenhadeiro técnico. Na temporada seguinte, o rendimento despencou para dezenove gols e três assistências em cinquenta e oito exibições. Já no ciclo atual, a decadência virou rotina alarmante: apenas oito gols e quatro assistências em trinta e dois confrontos. O atleta passou quase vinte jogos afastado por problemas médicos e cirurgias musculares, mas a cobrança nos bastidores vai muito além da parte física.
Nos estúdios de televisão e nas rodas de conversa do futebol paulista, analistas experientes como o ex-goleiro Velloso e o ex-meia Souza apontam que a frustração pessoal parece ter contaminado a cabeça do atacante. Yuri esperava que o grande momento vivido o levasse de volta para o futebol europeu, mas as portas do mercado internacional não se abriram na proporção que ele imaginava. A partir do momento em que a sonhada transferência não aconteceu, a empolgação foi substituída por entrevistas atravessadas, chiliques em campo e uma irritação desmedida com a pressão da torcida.
A arquibancada corintiana é conhecida por abraçar quem corre e sua a camisa, mesmo quando o atacante tropeça na bola ou comete erros grosseiros de finalização. Só que a paciência do torcedor encontra limites claros quando percebe que a falta de rendimento vem acompanhada de desdém ou de cobranças descabidas de quem ganha fortunas por mês.
De Ídolo Solitário a Figura Oculta: O Enigma Rodrigo Garro
Se a queda de Yuri Alberto machuca a torcida, o desaparecimento do futebol de Rodrigo Garro soa como uma punhalada no coração da Fiel. O meia argentino chegou sob desconfiança geral, vindo de uma negociação arrastada, mas rapidamente tomou a chave do meio-campo alvinegro. Com postura guerreira, raça típica do futebol platense e uma canhota calibrada na bola parada, Garro virou o dono do time da noite para o dia.
Os números de sua temporada de estreia falam por si: sessenta e dois jogos, treze gols marcados e impressionantes quatorze assistências. O argentino era quem ditava o ritmo da partida, cobrava faltas com perigo, acertava escanteios na cabeça dos atacantes e fazia a bola girar nos momentos mais tensos. Era comum ver a arena inteira de pé cantando seu nome, tratando o jogador como a melhor contratação gringa feita pelo clube em muitos anos.
O contraste com o presente, no entanto, beira o inacreditável. No ano seguinte, em trinta e oito atuações, as redes balançaram apenas duas vezes para o maestro, com míseras sete assistências. E na temporada atual, já são quarenta e sete partidas acumuladas, pífios três gols e doze assistências — das quais oito foram originadas de escanteios ou faltas laterais. Ou seja, com a bola rolando no campo aberto, o meia praticamente deixou de criar oportunidades claras de gol.
No programa esportivo, o desabafo do apresentador atingiu níveis quase teatrais. Neto não poupou críticas à indolência do jogador, comparando os números do argentino com a sua própria trajetória como ídolo e cobrador de faltas histórico do Corinthians. O ex-meia lembrou que, em um recorte similar de partidas decisivas contra adversários tradicionais do Brasileirão, chegava a marcar quase duas dezenas de gols, chamando a responsabilidade e liderando o time na marra.
A grande interrogação que ecoa no CT Joaquim Grava é descobrir onde foi parar aquele Garro combativo e insinuante. Para alguns comentaristas, o argentino se revelou um atleta emocionalmente excessivamente frágil. A dança das cadeiras no comando técnico — da passagem de António Oliveira e Ramón Díaz às tentativas de reorganização com treinadores mais recentes — parece ter desestabilizado a confiança do camisa oito. Sob a batuta de Ramón e seu filho Emiliano Díaz, Garro parecia ter o campo aberto para criar sem amarras táticas. Quando novos comandantes tentaram recuá-lo para segundo homem de combate, a fim de aproximá-lo da saída de bola dos volantes, o futebol do argentino desmoronou.
Afastado da grande área, Garro perdeu o chute de média distância, sumiu dos rebotes e passou a ser uma presa fácil para a marcação pesada dos rivais. Em vez de assumir a liderança técnica que a faixa de capitão exige, o meia tem se notabilizado por reclamações acintosas com a arbitragem, cartões amarelos evitáveis e uma postura cabisbaixa que irrita quem paga ingresso caro para apoiar o clube.
Memphis Depay: A Promessa Europeia Que Não Deslanchou
Se os números de Yuri e Garro geram debates inflamados, a situação de Memphis Depay desperta uma mistura de decepção e ironia ácida. Anunciado com pompa de popstar internacional, com direito a transmissão de chegada em jatinho particular, festa em estádio lotado e um marketing agressivo nas redes sociais, o holandês desembarcou no futebol brasileiro prometendo subir o sarrafo de qualidade de todo o futebol nacional.
O que se viu dentro das quatro linhas, no entanto, foi um abismo entre o marketing e a bola jogada. Em mais de vinte apresentações na temporada, Memphis anotou apenas um mísero gol e contribuiu com uma assistência. São números que não sustentariam sequer um jogador vindo da base, muito menos uma estrela internacional que embolsa salários na casa de milhões de reais e exige regalias de astro mundial.
A frustração é ainda mais aguda quando se analisa a postura corporal do jogador. O atacante holandês muitas vezes aparenta estar jogando em uma rotação completamente descompassada em relação à intensidade e à pegada física do futebol sul-americano. Nos debates, o comentarista Paulo do Valle e o ex-jogador Souza ressaltaram que, enquanto o futebol brasileiro exige velocidade de transição, choque físico e leitura tática constante, Memphis parece disputar jogos amistosos de pré-temporada.
Houve quem tentasse aliviar a barra do holandês apontando a falta de ritmo de jogo e a necessidade de adaptação ao calendário desumano do país, mas esse argumento perdeu força rapidamente. O erro crucial em cobrança de pênalti decisivo em torneio continental selou o fim da lua de mel com a arquibancada. A partir daquele momento, a tolerância virou pó. Em campo, o atleta não pressiona a saída de bola adversária, raramente invade a área com contundência e pouco incomoda as defesas rivais.
O abalo no elenco é evidente. Quando o jogador mais bem pago da história recente do clube entrega tão pouco esforço e produtividade, o vestiário sente o golpe. A liderança técnica que se esperava da experiência europeia de Depay simplesmente não existe, criando um vácuo de referência em um momento no qual o Corinthians mais precisa de brios.
O Espelho da Humilhação: O Abismo Para os Rivais
Para piorar o pesadelo do torcedor alvinegro, a comparação com os rivais diretos funciona como um balde de água fria no orgulho corintiano. No painel exibido durante a discussão televisiva, os números do trio corintiano foram colocados lado a lado com as estatísticas do ataque do Flamengo e de velhos conhecidos do futebol paulista.
O choque é brutal. Somados, Garro, Yuri Alberto e Memphis produziram ridículos doze gols na temporada. Em contrapartida, o setor ofensivo rubro-negro, liderado por Pedro (com vinte e cinco gols), Samuel Lino (com doze) e o uruguaio Arrascaeta (com nove), acumulou quarenta e seis tentos no mesmo período. Apenas o centroavante rubro-negro tem mais que o dobro de gols de todo o badalado ataque do Corinthians reunido.
A comparação com o futebol doméstico também não perdoa. O próprio Gabriel Barbosa, o Gabigol, atuando pelo Santos e vivendo uma temporada conturbada com trocas constantes entre banco e titularidade, registrou vinte e um gols e dez assistências em quarenta e dois jogos. O jogador, que foi constantemente alvo de críticas ácidas por parte da mídia paulista e carioca, produziu quase o dobro de gols e o triplo de assistências do trio corintiano somado, carregando o time da Vila Belmiro na briga pelas primeiras posições da tabela e por uma vaga na Pré-Libertadores.
Outro nome citado na bancada foi Flaco López, do Palmeiras, também com vinte e um gols assinalados no ano, além da dupla são-paulina formada por Luciano e Calleri, cada um com números sólidos na casa dos quatorze gols. Em qualquer recorte que se faça com os grandes clubes do futebol paulista e nacional, o ataque do Corinthians passa vergonha estatística.
O problema central, como bem apontado na discussão, não está apenas na falta de pontaria, mas na incapacidade crônica de o time competir nos momentos decisivos. O Corinthians acumula uma campanha vexatória no segundo turno do Campeonato Brasileiro: em nove partidas disputadas recentemente, conquistou míseros cinco pontos e ostenta o segundo pior ataque de toda a competição. Em partidas contra equipes da parte de baixo da tabela, o time acumulou derrotas consecutivas sem conseguir sequer finalizar com perigo contra as metas adversárias.
A cobrança sobre os ombros da comissão técnica também é pesada. Seja por insistir em posicionamentos equivocados, seja por conceder regalias excessivas a jogadores que não estão rendendo, os treinadores que passaram pelo clube não conseguiram encontrar o encaixe mínimo entre as peças. O que se vê em campo são três individualidades desconectadas: Garro preso longe da área adversária, Yuri isolado brigando no vazio com dois zagueiros e Memphis desfilando sem intensidade pelas pontas.
O Buraco Financeiro e a Ameaça Institucional
Por trás do desastre esportivo evidente dentro das quatro linhas, esconde-se um pesadelo ainda mais profundo e silencioso: a ruína financeira do clube. No mesmo dia em que o debate esportivo expunha o fiasco do trio ofensivo, o Corinthians publicou o balancete oficial referente ao mês de julho, confirmando um cenário de insolvência que beira o desespero.
As contas alvinegras registraram o agravamento contínuo do déficit orçamentário pelo sétimo mês consecutivo. Entre junho e julho, o endividamento total sofreu um salto de treze por cento, empurrando o rombo acumulado do clube para assustadores duzentos e setenta e oito milhões de reais no exercício fiscal.
A matemática da diretoria encabeçada pelo presidente Augusto Melo não fecha. Para manter a folha salarial astronômica de astros que não correspondem esportivamente, o clube gasta centenas de milhões de reais que simplesmente não tem em caixa. A gestão busca desesperadamente costurar um acordo de renegociação dos direitos de nome (naming rights) da arena com a Caixa Econômica Federal para tentar estancar a sangria.
A dívida pelo financiamento da Neo Química Arena impõe uma mordida anual de cerca de cem milhões de reais diretamente nas receitas do clube. A diretoria tenta, a duras penas, encontrar uma solução jurídica e financeira que permita ao Corinthians embolsar a totalidade das receitas geradas pelos dias de jogos — uma arrecadação média que gira em torno de três milhões de reais por partida com ingressos, além de estacionamentos, concessões de camarotes e locações comerciais. Sem esse dinheiro limpo entrando imediatamente nos cofres do futebol, o clube não terá fôlego para honrar os compromissos mais básicos da folha de pagamento nos próximos meses.
A postura dos mandatários alvinegros nas últimas décadas, no entanto, é velha conhecida da Fiel: empurrar os passivos impagáveis com a barriga, torcer por receitas extraordinárias de última hora e transferir a responsabilidade fiscal para a gestão seguinte. O problema é que o poço parece ter chegado ao fundo. Sem receitas de premiações por títulos, sem vitrine para vender seus principais ativos para a Europa e com um time que flerta perigosamente com o rebaixamento esportivo, a margem de manobra do Corinthians acabou.
Entre a Sobrevivência e o Abismo
O futebol brasileiro é implacável com quem vive de ilusões. O Corinthians montou um elenco com pompa de protagonista, mas entregou uma performance de coadjuvante desorientado. Enquanto as arquibancadas continuam lotadas por torcedores apaixonados que desafiam a lógica e cantam até o apito final, os três maiores símbolos de investimento do clube parecem alheios ao terremoto institucional que ameaça engolir o Parque São Jorge.
Yuri Alberto precisa urgentemente decidir se continuará lamentando as transferências que não se concretizaram ou se assumirá a responsabilidade de ser o homem-gol que a torcida conheceu em seu auge. Rodrigo Garro precisa reencontrar a disposição e o foco técnico que o transformaram em xodó da Fiel, deixando para trás o papel de vítima das circunstâncias táticas. E Memphis Depay precisa demonstrar, com gols, assistências e transpiração pura, que não veio ao Brasil apenas a passeio ou para desfrutar de um contrato milionário em final de carreira.
O relógio do futebol não perdoa quem dorme no ponto. Restam poucas rodadas e poucas oportunidades para que o trio acorde do sono profundo em que mergulhou. Caso contrário, a temporada ficará marcada na história centenária do Sport Club Corinthians Paulista não pela conquista de glórias ou pelo futebol arte, mas como o ano em que o ataque mais caro e badalado da história do clube capitulou diante da própria apatia, deixando a instituição à beira do colapso desportivo e financeiro. A bola está nos pés de quem ganha para decidir; o tempo dirá se ainda há brio para evitar o desastre final.