Uncategorized

MAURO CEZAR NÃO PERDOU! O QUE ELE FALOU DO ENDRICK DEPOIS DO 4 A 2 QUE DEIXOU O BRASIL INTEIRO SEM REAÇÃO

Entre a virada ruidosa por 4 a 2 sobre a Austrália, o desabafo contundente de Mauro Cezar Pereira contra o chilique de Endrick e a estranha hesitação na cobrança de pênalti, a Seleção Brasileira escancara na Oceania os vícios emocionais e táticos que nem mesmo o maior vencedor da Europa conseguiu extirpar de imediato.O cronômetro no Suncorp Stadium marcava um triunfo de números rechonchudos, daqueles moldados para acalmar a ansiedade de plantão nas redes sociais e garantir um retorno relativamente pacífico aos treinos. O placar de 4 a 2 sobre os donos da casa, construído a duras penas após duas reviravoltas no marcador, teoricamente deveria apagar a pálida impressão do empate em 1 a 1 deixada na primeira partida da excursão. No entanto, quando as luzes dos refletores em Brisbane começaram a se apagar e as delegações rumaram aos vestiários, o que ecoava nos corredores e nas mesas redondas do Brasil não era a celebração de um ataque que anotou quatro vezes, mas sim o cheiro acre de um destempero que teima em não abandonar a camisa amarela.O futebol brasileiro vive uma fase em que o resultado positivo já não serve como anestésico para as deficiências estruturais. Em uma tarde em que Carlo Ancelotti colocou em campo uma escalação retalhada por experiências, o que se viu foi um compêndio de comportamentos que beiram a contradição: um jovem prodígio que corre como se disputasse um prato de comida mas cai no chão encenando agressão inexistente; o principal jogador da companhia que precisa receber uma ordem aos berros do banco de reservas para não abrir mão da marca do pênalti; e uma linha de zaga que bate cabeça diante de bolas alçadas banais de um adversário limitado.A vitória existiu, os gols foram anotados e a bagagem foi despachada rumo a Nova Déli. Mas a sensação que fica, sobretudo para os olhares mais vacinados do jornalismo esportivo, é a de uma equipe que ainda não aprendeu a diferença entre intensidade competitiva e histeria pueril.O veredito de Mauro Cezar: a anatomia de uma “cena cretina”Não demorou para que as reações mais contundentes tomassem conta do debate público. Dentre elas, a análise ácida de Mauro Cezar Pereira sintetizou com precisão cirúrgica o incômodo que atravessou a garganta de quem assistiu ao segundo tempo em Brisbane. O alvo principal do comentarista não foi uma escolha tática infeliz ou uma falha de posicionamento dos volantes, mas o comportamento cênico protagonizado por Endrick em um amistoso que não valia troféu, liderança ou sobrevivência.O relógio corria na segunda etapa quando o atacante de dezoito anos se enroscou em uma disputa pesada na lateral do campo contra a marcação australiana, especialmente contra os grandalhões Harry Souttar e Aziz Behich. Houve puxão de camisa, resposta segurando o calção e a clássica peitada de intimidação mútua. Até aí, nada além do manual não escrito do choque físico entre o futebol sul-americano e o estilo britânico praticado pela Austrália. A quebra de decoro esportivo veio logo a seguir.Quando um integrante da comissão técnica australiana se aproximou para conter os ânimos e apartar o entrevero, sua mão esbarrou de raspão no rosto de Endrick. Foi o bastante. O jovem atacante levou as duas mãos ao rosto e desabou no gramado em uma coreografia dramática, rolando pela grama como se houvesse sofrido um golpe contundente de artes marciais. A cena desencadeou uma correria generalizada de reservas e titulares brasileiros, elevando a temperatura de um jogo morto a níveis absurdos de tensão.Mauro Cezar não contemporizou. Com a contundência que marca sua trajetória, o analista colocou o dedo na ferida da encenação:”Mas pô, que cena cretina, né, cara? Botar a mão no rosto sem ouvir nada, se jogar ali no chão… isso aí que me pega, sabe? Isso que me incomodou: esse destempero num jogo amistoso. O Endrick fez uma boa jogada no gol do Bruno Guimarães, participou bem ali junto com o Vinícius, mas precisava dessa palhaçada? Não teve agressão nenhuma. O sujeito da comissão foi tentar conter e resvalou. Essa mania de querer criar confusão e simular golpe no rosto é de uma imaturidade assustadora.”A crítica de Mauro atinge o cerne de um vício histórico do jogador brasileiro. Em vez de se valer de sua exuberância física privilegiada e de sua arrancada devastadora para punir o adversário com a bola nos pés, o camisa 9 cedeu à tentação da catimba barata. Não se tratava de uma final de Libertadores em La Bombonera nem de um mata-mata de Copa do Mundo sob vaias hostis; era um teste de luxo em gramado impecável, contra um rival que oferecia resistência puramente física. Fingir nocaute diante das câmeras de transmissão internacional em alta definição não depõe apenas contra a reputação individual de quem o faz; transmite ao mundo a imagem de uma seleção insegura, que precisa recorrer a expedientes teatrais para justificar sua própria eletricidade descalibrada.A urgência de quem tem pressa: o desabafo de Endrick na zona mistaMinutos depois de deixar o gramado e ainda com a respiração ofegante, Endrick parou diante dos microfones na zona mista do estádio australiano. O garoto que saiu do banco para incendiar o ataque, dando assistência e abrindo clareiras na zaga adversária, tentou traduzir em palavras a volúpia quase desmedida com que encara cada segundo com a camisa do Brasil.Longe de qualquer arrogância, suas palavras revelaram o peso brutal que repousa sobre os ombros de quem foi alçado à condição de salvador da pátria antes mesmo de completar vinte anos:”Eu sempre falo nas minhas entrevistas que não sei o dia de amanhã. Então jogo cada momento pensando que é o último, ainda mais na Seleção Brasileira. Não sei se na próxima convocação já vou estar aqui de novo. Tenho que deixar tudo dentro de campo, fazer tudo o que posso. Se não vai na qualidade, que vá na força. Hoje está indo na qualidade e com força também. É isso que vou fazer em todos os meus jogos: lutar, brigar com zagueiro, correr, marcar, defender e dar assistência para os companheiros.”O depoimento é revelador e expõe a engrenagem psicológica que move a jovem promessa. Há uma dose evidente de ansiedade em sua fala. A concorrência no ataque do Real Madrid e a pressão desmedida exercida pela opinião pública nacional transformam cada convocação em uma batalha de vida ou morte em sua cabeça. Essa urgência explica por que Endrick joga a duzentos quilômetros por hora, dividindo bolas como se estivesse em uma trincheira. O problema é que o limite entre a entrega legítima e o descontrole nocivo é tênue como uma linha traçada com giz. Quando o ímpeto atlético se transforma em irritação desordenada e simulações gratuitas, o atleta deixa de ser uma solução ofensiva para se tornar um para-raios de desestabilização emocional da equipe.Outro detalhe curioso abordado na zona mista foi a postura de Endrick na hora da penalidade máxima que selou o marcador. Enquanto as discussões sobre quem cobraria o pênalti pegavam fogo, o atacante foi visto postado sobre a marca de cal, afastando os australianos que tentavam desconcentrar o batedor. Questionado se pretendia bater ou se aquilo era um recado, ele rebateu com naturalidade:”Isso é bobagem que criam na TV. Acham que sou eu que vou querer bater tudo, mas ali é puro companheirismo. Seja amistoso ou jogo pesado, eu sempre vou ficar ali protegendo a marca do pênalti para que o meu companheiro possa cobrar com tranquilidade. E sei que quando for a minha vez de bater, vai ter outro parceiro meu ali fazendo a mesma coisa por mim.”A defesa do companheiro na cal mostra que Endrick possui noções consolidadas de grupo e solidariedade coletiva. Todavia, a nobreza de proteger a marca do gramado perde força diante da contradição de seu comportamento minutos antes, quando rolava desnecessariamente no mesmo chão que jurou defender.A ordem que veio de cima: a hesitação de Vini e o pragmatismo de AncelottiSe a atitude de Endrick levantou poeira quanto ao amadurecimento disciplinar, o episódio do pênalti no final da partida escancarou dúvidas profundas sobre a liderança técnica da Seleção. Aos trinta e tantos do segundo tempo, com o Brasil vencendo por 3 a 2 e precisando de um golpe de misericórdia para liquidar a fatura, a arbitragem assinalou penalidade incontestável. Com Raphinha já fora de combate, a bola caiu naturalmente nas mãos de Vinícius Júnior.O que se viu a seguir foi um momento de constrangimento captado com nitidez pelas câmeras. Vini olhou para trás, procurou Bruno Guimarães com os olhos e ofereceu a bola ao volante: “Bate, bate, Bruno!”. Ele hesitava em dar o passo à frente. Vinícius parecia querer escapar do holofote decisivo da cobrança, empurrando o encargo para o companheiro de meio-campo.O banco de reservas brasileiro não perdoou a gentileza descabida. De pé na área técnica, Carlo Ancelotti e seus auxiliares entraram em combustão. O recado de Don Carlo desceu retumbante, quebrando qualquer protocolo diplomático: “Vini, você vai bater!”. A bronca funcionou como um choque de realidade. Contrariado mas obediente, o camisa 7 ajeitou a bola sobre o ponto branco, tomou distância e bateu com frieza milimétrica, estufando o barbante para consolidar o 4 a 2.A cena provocou indignação generalizada entre analistas esportivos de diferentes emissoras. Afinal, como admitir que um atacante titularíssimo do Real Madrid, com histórico impecável em finais continentais e cobrador recorrente nos palcos mais pesados do planeta, hesite diante da baliza em um amistoso contra a Austrália? A comparação com o desastre contra a Croácia na Copa do Mundo do Catar voltou a assombrar a memória pública: na hora da decisão mais dramática, os líderes técnicos do Brasil não estavam na linha de frente para abrir a contagem das penalidades.Na sala de imprensa, Ancelotti tentou desarmar a bomba com a serenidade que lhe é peculiar. Questionado por repórteres brasileiros sobre o porquê de ter forçado Vinícius a chutar, o técnico explicou a mecânica interna da decisão:”Raphinha é quem bate primeiro quando está em campo. O segundo da lista era o Bruno. Mas o Bruno já havia marcado um gol na partida com bola rolando. Então, chegado o momento, entendemos que o Vini precisava bater. Ele foi lá, bateu muito bem e marcou. Não há mistério nisso.”A explicação de Ancelotti é elegante e faz sentido sob a ótica da gestão de vestiário: alimentar a confiança de um atacante que vinha de seca de gols e de atuações opacas no início da temporada europeia. Contudo, o fato de a ordem ter precisado partir do comandante sob a forma de um ultimato público revela que o atacante ainda não assumiu de peito aberto a condição de xerife deste time. Na ausência de Neymar, o camisa 7 precisa tomar a bola debaixo do braço por instinto de superioridade, e não por imposição disciplinar da comissão técnica.O escudo de Don Carlo e a pedagogia da paciênciaEm outro trecho da concorrida entrevista coletiva em Brisbane, Carlo Ancelotti foi confrontado com o início discreto de temporada de Vinícius Júnior e sua atuação burocrática durante os primeiros quarenta e cinco minutos de jogo. O treinador italiano não dourou a pílula, mas usou seu inigualável capital moral no futebol internacional para blindar o atleta contra o bombardeio imediatista da crônica esportiva:”Não sei o que dizer do Vini, eu o conheço muito bem. Para mim é um jogador fundamental para a Seleção, é um jogador fundamental para o Brasil, foi fundamental na minha história futebolística recente e continuará sendo fundamental para o futuro. Está no seu melhor momento agora? Não, não está no seu melhor momento. Mas estamos no princípio da temporada. O Vini tem uma característica rara: mesmo quando não está em seu maior nível técnico, ele pode marcar a diferença em um lance, exatamente como marcou hoje. O terceiro gol, que abriu a vitória e destravou a partida, nasceu de uma jogada dele. Então eu tenho muita paciência com ele, porque ele merece essa paciência.”A fala do comandante é uma aula magna de liderança. Em vez de alimentar crises artificiais em setembro, Ancelotti lembra a todos que temporadas no futebol moderno são maratonas de dez meses. Exigir o pico de forma física e o drible desconcertante de Vinícius no início de um ciclo desgastante é ignorar a fisiologia básica do esporte contemporâneo. O treinador sabe que o Brasil só será competitivo diante das seleções de elite do planeta se tiver um Vinícius lúcido, respaldado e ciente de seu valor nos meses que antecedem o Mundial. A paciência professada por Ancelotti não é negligência; é um investimento calculado a longo prazo.O colapso na cozinha: falhas individuais e a histeria das reclamaçõesPara além do divã psicológico sobre Endrick e Vinícius, a partida serviu para expor que o sistema defensivo da Seleção continua sendo um canteiro de obras a céu aberto. Se a vitória por 4 a 2 massageou o ego dos homens de frente, ela acendeu luzes vermelhas em toda a linha de trás.Mauro Cezar Pereira foi impiedoso ao avaliar o desempenho da retaguarda brasileira, contextualizando os erros dentro das opções ousadas de Ancelotti:”Eu não crio expectativa nenhuma com relação a esses amistosos caça-níqueis. Não tem cabimento criar expectativa. O time estava todo mexido, com jogadores estreando na zaga e nas laterais. O Ancelotti tem argumentos: ele precisava fazer mexidas, precisava testar opções. Mas a realidade é que o goleiro saiu muito mal da meta no primeiro gol deles. No jogo anterior, o Hugo já havia falhado feio; hoje foi a vez do Otávio sair caçando borboleta na área. Uma defesa desentrosada, toda alterada, não vai funcionar às mil maravilhas da noite para o dia. Mas o que mais incomoda nem é a falha técnica em si, é o certo descontrole geral.”O comentarista destacou um detalhe que passou batido por muitos olhares durante a transmissão: a postura de Raphinha após o primeiro gol da Austrália. Enquanto o VAR revisava a jogada por protocolo, o ponta do Barcelona passou longos minutos acossando a arbitragem, exigindo a anulação de um lance limpo em que o goleiro brasileiro simplesmente errou o tempo da bola.Essa compulsão por terceirizar as culpas para o apito é um sintoma doentio que corrói o foco competitivo da equipe. Em vez de cobrar a recomposição frouxa dos homens de marcação ou o posicionamento equivocado da primeira linha, a Seleção Brasileira gasta energia gesticulando contra a arbitragem, criando uma ilusão de complô em lances de pura indigência defensiva.A tabela comparativa entre os dois testes disputados na Oceania escancara o fosso entre o poderio ofensivo e a fragilidade do setor de contenção:Indicador de JogoAmistoso 1 (Austrália 1×1 Brasil)Amistoso 2 (Austrália 2×4 Brasil)Diagnóstico da Crônica EsportivaGols Marcados1 gol4 golsMelhora substancial de pontaria e presença de área no segundo tempoGols Sofridos1 gol2 golsAlarme ligado: 3 gols sofridos em 180 minutos contra um ataque medianoFalhas de GoleiroFalha clamorosa de Hugo SouzaSaída aérea equivocada de OtávioInsegurança crônica debaixo das traves nos testes da comissãoEquilíbrio EmocionalLetargia e passividade geralDestempero, histeria e simulação teatralTransição de apatia para nervosismo desmedido sem atingir o equilíbrioGestão do BancoTrocas protocolares inócuasIntervenção decisiva de Ancelotti na área técnicaAutoridade do treinador prevaleceu sobre a inércia dos atletasO carrossel comercial: da calmaria australiana ao espetáculo na ÍndiaEncerrada a estadia em gramados australianos, a delegação do Brasil fez as malas para cumprir a segunda etapa de seu itinerário pelo Oriente: um duelo amistoso contra a fraquíssima seleção da Índia. A escolha do adversário, que gerou protestos inflamados de figuras históricas como Galvão Bueno, foi abordada por Ancelotti com a diplomacia habitual de quem já viveu todas as pressões do futebol mundial.Ao responder a perguntas sobre o que esperar do confronto diante de um adversário sem tradição competitiva, o treinador evitou adotar o tom arrogante da crítica e preferiu enxergar a excursão como uma missão pedagógica e de expansão cultural:”O resultado não é a única coisa que importa nesses momentos; o mais importante é desenvolver a equipe e dar minutagem aos atletas. Jogar na Índia é uma forma de retribuir o imenso amor e carinho que aquele povo tem pelo futebol brasileiro. A melhor maneira de representarmos o nosso país lá é tentando jogar um futebol bonito, com ideias claras de jogo e dando sequência à progressão dos jovens talentos. Fui muito transparente com todos no vestiário: isso aqui não é um exame de vestibular. Não estamos aqui para dar notas definitivas de quem serve e quem não serve. Eles são ótimos jogadores e precisam desfrutar dessas oportunidades. Vamos acompanhar essa evolução com tranquilidade, e outros nomes estarão presentes na próxima convocação.”A postura serena de Ancelotti contrasta frontalmente com o desespero comercial que parece reger o calendário formulado pela Confederação Brasileira de Futebol. Enquanto a Europa se fecha em um ecossistema blindado de alta competitividade com a Nations League — promovendo embates de alta octanagem entre campeões mundiais —, a Seleção pentacampeã é colocada em aviões fretados para cruzar fusos horários absurdos em troca de cotas financeiras robustas em praças periféricas da bola.A experiência contra a Índia servirá para encher estádios exóticos e alimentar os canais oficiais da entidade com vídeos pitorescos de torcedores entusiasmados em trajes tradicionais. No entanto, em termos de preparação tática para enfrentar a solidez tática de uma França, a intensidade da Alemanha ou o rigor competitivo da Argentina de Lionel Scaloni, o saldo prático desse tipo de teste beira a nulidade absoluta.A lição de Brisbane: maturidade não se improvisaA excursão à Oceania deixa feridas e aprendizados que nenhum placar elástico é capaz de ocultar. A Seleção Brasileira demonstrou capacidade de recuperação física e técnica ao virar uma partida espinhosa no segundo tempo, mostrando que o arsenal de talentos à disposição de Carlo Ancelotti ainda é capaz de desequilibrar qualquer confronto na base do improviso individual.A entrada vibrante de Endrick alterou a dinâmica do ataque, a visão periférica de Vinícius Júnior pavimentou o caminho da vitória e a precisão cirúrgica de Bruno Guimarães comprovou que o meio-campo tem ferramentas para ser agressivo.Contudo, o futebol que ganha Copas não se alimenta apenas de faíscas de talento em tardes inspiradas. Ele exige casca grossa, frieza nos momentos de provocação e clareza de papéis dentro do gramado.Enquanto jovens de dezoito anos acharem aceitável desabar em cena pastoral para tentar cavar cartões inexistentes contra auxiliares técnicos adversários, o Brasil continuará passando a impressão de uma equipe infantilizada, incapaz de suportar as agruras mentais do esporte de alto nível. E enquanto o principal expoente técnico do futebol nacional hesitar diante da cal e precisar que um senhor italiano de sobrancelhas arqueadas berre da beira do campo para lembrá-lo de sua grandeza, a camisa mais pesada do mundo continuará à procura de um verdadeiro dono.O apito final em Brisbane decretou uma vitória por 4 a 2 nos registros estatísticos da FIFA. Nos cadernos de anotações de Carlo Ancelotti e na voz crítica de quem realmente entende das dores do nosso futebol, no entanto, a partida ficou marcada como o dia em que o Brasil venceu no placar, mas perdeu na compostura. A viagem para a Índia pode render sorrisos e afagos comerciais, mas o relógio que conta os dias até o próximo Mundial continua correndo impiedoso. E a bola, como ensina a velha máxima dos nossos gramados, não aceita desaforo nem tolera encenação.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

You Might Also Enjoy