O Veneno no Café da Manhã A Escrav* Que Mat*u 9 Sinhás em Uma Só Semana – Minas, 1854
Imagine o cheiro de café fresco misturando-se ao aroma irresistível do pão de queijo saindo do forno colonial, o vapor subindo lentamente das xícaras de fina porcelana, o som de risadas elegantes ecoando pela sala de estar adornada com móveis de jacarandá. E então, de repente, um grito agudo rasga a manhã. Depois outro, e outro.
Nove mulheres da alta sociedade mineira começam a se contorcer violentamente sobre o assoalho encerado, agarrando o pescoço em desespero, espumando pela boca, seus vestidos de seda arrastando-se no chão enquanto suas pernas chutam incontrolavelmente. Uma a uma, elas caem, gritando por socorro que nunca chega a tempo. Em menos de 20 minutos, um silêncio absoluto toma conta da sala antes cheia de vida e conversas vazias. Apenas o tique-taque do relógio de parede importado da Europa continua a marcar o tempo.
E lá na cozinha, uma escravizada de 23 anos continua lavando a louça com movimentos metódicos, esfregando o chão de pedra como se fosse um sábado qualquer, como se não ouvisse os gritos agonizantes vindos da sala ao lado.
Esta não é uma cena de filme de terror gótico. Não é uma lenda urbana exagerada pelo tempo. Isso realmente aconteceu. Está registrado nos arquivos do Fórum de São João del Rei em 22 de abril de 1854, no coração de Minas Gerais, quando o Brasil imperial ainda tinha quase 34 anos de escravidão pela frente. E o nome dela era Francisca, uma mulher que a história tentou apagar, mas cuja vingança ecoou por gerações inteiras.
Francisca tem apenas 21 anos quando é violentamente arrancada de sua terra natal e acorrentada junto com dezenas de outros africanos no porão fétido de um navio negreiro. A travessia do Atlântico dura 43 dias de inferno. Muitos morrem pelo caminho e são jogados ao mar como se fossem lixo. Ela sobrevive e, quando finalmente põe os pés em solo brasileiro, é levada diretamente ao mercado de escravos do Valongo, no Rio de Janeiro, aquele lugar amaldiçoado onde seres humanos eram vendidos como gado.
Pele negra retinta, brilhando sob o sol escaldante de um verão carioca. Corpo forte, musculoso, moldado por anos de trabalho duro em sua terra natal, mas é o seu olhar que chama a atenção dos compradores. Olhos que não baixam facilmente, que encaram de volta, que parecem guardar algo perigoso por trás daquela aparente calma.
Um fazendeiro de São João del Rei chamado coronel Joaquim Alves, um homem branco de 52 anos, casado, pai de quatro filhos legítimos, dono de 120 escravizados, está no mercado procurando mão de obra para expandir suas plantações de café. Ele olha para Francisca e vê o que todos os senhores de escravizados veem: força para trabalhar até a exaustão. Ele paga 300 mil réis por ela. A marca da propriedade é cravada com ferro em brasa no seu ombro direito. Francisca não grita durante a marcação. Isso impressiona e, ao mesmo tempo, incomoda o coronel.
A viagem de carroça puxada por cavalos até a fazenda leva cinco dias. Francisca vai acorrentada na parte de trás, comendo apenas farinha e bebendo água, dormindo ao relento. Quando finalmente chegam à Fazenda São Sebastião, nos arredores de São João del Rei, ela é jogada em uma senzala superlotada, onde 23 pessoas dormem em um espaço inferior a 40 metros quadrados. O cheiro é insuportável: suor, doença, desespero.
Na primeira semana, Francisca é colocada para trabalhar na plantação de café. Acorda antes do amanhecer, trabalha sob o sol escaldante até o pôr do sol. Recebe apenas duas refeições básicas por dia: angu de fubá pela manhã, feijão com farinha de mandioca à noite.
Na sexta-feira dessa primeira semana, o coronel Joaquim Alves aparece na senzala depois que todos já estão dormindo. Ele traz uma lamparina na mão esquerda, apontando para Francisca. Ela é arrastada para fora enquanto os outros escravizados fingem dormir, porque todos sabem o que está acontecendo e ninguém pode fazer nada.
No paiol, longe dos ouvidos da casa-grande, o coronel a estupra. Francisca tenta resistir, mas recebe um golpe na cabeça que a deixa quase inconsciente. Quando ele termina, cospe no chão e diz com desprezo:
“Você é minha propriedade. Eu faço o que quiser com você. Entendeu, preta?”
E então ele simplesmente vai embora, deixando-a sangrando no chão de terra batida. Francisca se arrasta de volta para a senzala. Uma velha escrava chamada tia Benedita, que viu isso acontecer centenas de vezes em seus 60 anos de cativeiro, limpa suas feridas com trapos velhos e água fria. Ela não diz nada, porque não há nada a ser dito.
Meses depois, em uma noite chuvosa de dezembro, Francisca dá à luz um menino. O parto acontece ali mesmo na senzala, com a ajuda de tia Benedita e outras duas mulheres. A criança nasce chorando, saudável, com a pele de um tom mais claro que o da mãe. Francisca olha para aquele rostinho rugoso e, pela primeira vez desde que foi capturada em sua terra, sorri. Por exatas três horas, ela descobre algo que havia esquecido que existia: a esperança. A esperança de que talvez pudesse criar essa criança mesmo dentro do inferno da escravidão. A esperança de que essa criança inocente pudesse um dia conhecer algo além de chicotes e correntes.
Mas na manhã seguinte, o capataz chega à senzala acompanhado de dois capangas. O coronel ordenou que a criança fosse trazida. Francisca se recusa a entregar o bebê. Ela o abraça com tanta força que seus braços tremem. Os capangas arrancam violentamente o menino de seus braços. Ela grita, implora, se joga no chão, tentando agarrar as pernas deles. Leva chutes no estômago, no rosto, nas costelas. Quando finalmente consegue se levantar e correr atrás deles, já é tarde demais.
Fora da senzala, o capataz já havia quebrado o pescoço da criança com as próprias mãos. O corpinho minúsculo que minutos antes respirava pela primeira vez agora está inerte. O bebê é enterrado sem nome, sem cerimônia, em um canto esquecido do curral, como se nunca tivesse existido.
O coronel ordenou que a criança fosse morta porque, segundo ele disse: “Não quero criar filho de preta em casa. Já tenho pretos demais para alimentar.”
Francisca não grita, não chora na frente de ninguém, não luta. Ela simplesmente fica ali de joelhos na terra vermelha de Minas Gerais, olhando para o monte de terra fresca sob o qual seu filho sem nome está enterrado. E algo dentro dela morre naquele momento também. Mas algo muito mais perigoso nasce em seu lugar: uma calma fria, calculista, assassina.
Ela simplesmente começa a observar tudo e todos com atenção assustadora. Memoriza rostos, memoriza nomes, memoriza quem deu as ordens, quem as executou, quem assistiu sem fazer nada, e espera.

Oito meses após a morte do bebê, a febre amarela chega à região. É uma epidemia devastadora que mata centenas de pessoas em poucas semanas. O coronel Joaquim Alves, apesar de toda a sua riqueza e poder, não escapa da doença. Ele morre em agonia, delirando de febre, vomitando sangue, com o corpo amarelado pela icterícia. Francisca, que fora designada para cuidar dele em seus últimos dias como punição por ter deixado seu filho morrer, assiste a tudo com a mesma calma perturbadora. Quando ele finalmente morre, ela limpa seu corpo para o velório com a mesma eficiência que usaria para limpar um porco abatido.
A viúva, dona Ana Custódia de Almeida, uma das mulheres mais ricas e temidas da região, de 46 anos, alta, magra, com olhos de falcão e uma voz que cortava como navalha, herda todas as propriedades do marido. Cento e vinte escravizados, três fazendas, a casa-grande, as plantações, o gado — tudo agora pertence a ela. Mas dona Ana não quer morar na fazenda. Prefere a cidade, a vida social, as missas de domingo, os chás da tarde com outras damas da alta sociedade. Ela vende parte dos escravizados e leva apenas os melhores para sua mansão na rua Direita, no centro histórico de São João del Rei.
Francisca, tendo demonstrado bom comportamento e obediência exemplar durante a doença do coronel, é escolhida para ir para a cidade. Ela não demonstra nenhuma reação ao receber a notícia. Apenas junta seus trapos, coloca-os em um pequeno embrulho e sobe na carroça sem olhar para trás, sem se despedir de ninguém. Tia Benedita, a velha escrava que a ajudou a dar à luz, assiste à partida com um calafrio na espinha. Há algo diferente naqueles olhos agora. Algo que ela já tinha visto antes em escravizados que haviam chegado ao limite do que um ser humano pode suportar.
A casa na rua Direita é enorme. Dois andares, tetos pintados com afrescos religiosos, móveis importados da Europa, talheres de prata, louças de porcelana inglesa. É uma exibição ostentosa de riqueza e poder. Francisca chega com as costas ainda marcadas pelo chicote do último castigo que recebera na fazenda por ter derramado água no capataz. As cicatrizes formam um mapa de dor em suas costas, algumas recentes e avermelhadas, outras antigas e brancas, como se a pele tivesse sido rasgada e mal remendada.
Dona Ana olha para ela com aquele olhar que os senhores de escravizados haviam aperfeiçoado ao longo dos séculos. O olhar que enxerga objetos, não pessoas.
“Você será minha cozinheira”, declara com voz firme. Outras escravizadas cuidam da limpeza e da lavanderia. “Seu trabalho será preparar minhas refeições e a comida e bebida quando eu receber minhas amigas. Se você queimar o pão de queijo, eu queimo você. Se errar nos doces, eu erro no chicote. Entendeu?”
Francisca baixa a cabeça e responde com voz monótona:
“Sim, senhora.”
E assim começa um novo capítulo do inferno, só que desta vez em meio ao luxo e à hipocrisia da elite mineira. A rotina é brutal: acordar às 4 da manhã para acender o fogão a lenha, preparar o café da manhã de dona Ana — o pão fresco, o queijo, o leite fervido —, depois preparar o almoço, sempre elaborado, com muitos pratos, porque dona Ana gosta de mostrar que tem fartura. Lavar toda a louça, preparar o jantar, lavar tudo de novo e só então, quando todos já estão dormindo, Francisca pode se deitar no chão frio da cozinha, sobre um único cobertor fino, ao lado do fogão que ainda irradia calor. Ela não tem cama, não tem quarto; dorme literalmente no chão como um cão.
Os castigos são frequentes e aparentemente aleatórios. O café está muito forte: três chibatadas. O angu tem grumos: cinco chibatadas. Demorou muito para servir: dez chibatadas. Dona Ana tem uma coleção de chicotes e prefere administrar os castigos pessoalmente, dizendo que um escravizado só aprende pela experiência.
Mas o pior, a parte mais corrosiva, está dentro de Francisca, agindo como um ácido de ação lenta. Cada vez que ela olha para o quintal, para aquele canto onde dona Ana mandou plantar roseiras, ela se lembra do canto do curral onde seu filho foi enterrado. Cada vez que vê uma mãe livre andando pela rua com seu bebê nos braços, a ferida se reabre. Cada vez que ouve uma criança chorando na vizinhança, suas mãos tremem involuntariamente, lembrando o peso daquele corpinho que segurou por apenas três horas antes de ser arrancado dela para sempre.
Mas Francisca não se desespera, não sucumbe à loucura, embora ela esteja ali, sussurrando em seu ouvido todas as noites. Pelo contrário, ela se torna mais observadora, mais atenta, mais calculista. Ela aprende rapidamente os gostos de dona Ana, seus horários, suas manias, suas preferências. Ela também aprende — e isso é o mais importante — sobre o famoso café das sinhás.
Todos os sábados, pontualmente às 9 horas da manhã, acontecia na casa de dona Ana Custódia um evento social que era o ponto alto da semana para a elite feminina de São João del Rei: o café das sinhás. Nove mulheres, sempre as mesmas nove, reuniam-se na luxuosa sala de estar.
Dona Ana Custódia de Almeida, a anfitriã, viúva do coronel, dona de escravizados e terras; dona Maria do Carmo Pacheco, esposa do juiz municipal, conhecida por sua língua ferina; dona Gertrudes Silveira, dona da maior loja de tecidos finos da cidade, gorda, alta, de voz esganiçada; dona Balbina Correia, esposa do delegado de polícia, magra como um graveto, sempre vestida de preto, mesmo quando não estava de luto; dona Clara Fonseca, a mais jovem do grupo, de 28 anos, recém-casada com um médico português; dona Josefina Nogueira, a mais rica depois de dona Ana, herdeira das minas de ouro da família; dona Leonor Tavares, dona de uma fazenda de gado, também viúva, mulher dura e impaciente; dona Amélia Costa, esposa do vigário, em uma união ilícita que todos fingiam não saber, a mais dissimulada de todas segundo as outras; e, por fim, dona Francisca do Espírito Santo, sem parentesco com a escrava, ironicamente dona de uma escola para meninas brancas da elite.
Mulheres brancas, ricas, poderosas à sua maneira, senhoras de escravizados que sentavam naquela sala todas as semanas para decidir os rumos sociais da cidade enquanto tomavam café. Fofocavam sobre quem estava traindo quem, quem estava indo à falência, quem estava grávida, quem havia espancado qual escravo. Decidiam quais famílias seriam convidadas para os bailes e quais seriam ostracizadas. Arranjavam casamentos entre seus filhos como se fossem peças de xadrez. Reclamavam da preguiça dos escravizados, de sua ingratidão, de como era difícil educar aquela gente.
E Francisca, como cozinheira, preparava tudo: a broa de milho, o pão de queijo, os biscoitos de polvilho, o queijo fresco fatiado, as rapaduras, os doces de leite em calda e, claro, o café — sempre fresco, forte, aromático, servido na bule de prata que era relíquia de família de dona Ana, trazida de Portugal por seu avô. Francisca servia tudo em silêncio, invisível, como se fosse apenas mais um móvel da sala. Por isso, elas falavam livremente na frente dela sobre os assuntos mais íntimos, mais cruéis, mais vergonhosos, porque em suas mentes os escravizados não eram pessoas reais, não tinham sentimentos, não entendiam nada, não importavam.
E foi exatamente isso que selou o destino delas, porque Francisca ouviu tudo, absolutamente tudo. Ela ouviu dona Gertrudes contar rindo como mandou queimar a mão de uma escrava de 12 anos no fogão porque ela havia roubado um pedaço de pão. Ouviu dona Maria do Carmo descrever em detalhes como mandou arrancar os dentes de um velho escravo que reclamava de dor nas costas. Ouviu dona Balbina gabar-se de como separou uma mãe escravizada de seus três filhos, vendendo cada um para uma fazenda diferente para ensinar obediência. Ouviu dona Clara comentar casualmente que mandou castrar um jovem escravo porque ele olhou demais para ela. Ouviu dona Ana, sua própria patroa, contar às amigas sobre aquele bebê mulato que nasceu na fazenda de seu falecido marido e que ela mandou matar porque eram despesas desnecessárias.
E foi naquele momento específico, naquele sábado específico, que algo mudou definitivamente dentro de Francisca. Ela estava ali na porta da cozinha, segurando a bandeja ainda morna de pães de queijo, ouvindo sua patroa contar sobre a morte de seu filho como se fosse uma anedota engraçada, enquanto as outras riam e concordavam que ela fizera muito bem. Francisca voltou para a cozinha, colocou a bandeja na mesa de madeira, respirou fundo e tomou uma decisão. Mas ela não seria impulsiva, não faria nada precipitadamente. Ela esperaria, observaria, planeitaria, porque a vingança apressada é uma vingança desperdiçada.
Francisca então começa a conversar mais com os escravizados mais antigos da casa e dos arredores, especialmente com o pai João, um africano de 72 anos que conhecia todos os segredos das plantas e ervas da região. Foi ele quem lhe contou, em uma noite de lua nova, sobre o timbó, uma planta que os índios tupis usavam há séculos para pescar com eficiência.
“Você pega as folhas?”, explicou pai João com voz rouca. “Deixa secar bem ao sol, tritura até virar um pó fino, depois joga esse pó na água do rio onde tem peixe. Em poucos minutos, os peixes ficam tontos, vêm à tona, morrem rapidinho. E o mais importante: o veneno sai do corpo deles tão rápido que, quando você vai cozinhar, não sobra nada. A carne continua boa para comer.”
“Funciona com gente?”, perguntou Francisca com voz neutra.
Pai João olhou para ela com aqueles olhos brancos, quase cegos de tanto sofrimento que já tinham visto, e respondeu lentamente:
“Funciona, mas é muito mais forte. A pessoa não fica tonta, sente o peito apertar, a garganta fechar, o corpo trava, não consegue respirar, morre em menos de 10 minutos, sufocada, e não tem cura. Também sai do corpo rápido. Ninguém sabe dizer de que morreu.”
Durante dois anos inteiros, Francisca coleciona folhas de timbó. Ela faz isso sempre no meio da tarde, quando dona Ana está dormindo e as outras cozinheiras estão ocupadas com suas tarefas. Ela caminha até o riacho nos fundos da propriedade, onde a planta cresce abundantemente nas margens úmidas. Retira cuidadosamente as folhas, uma a uma, para não murchar a planta e atrair atenção. Guarda tudo dentro do vestido, amarrado em um pano velho na altura da cintura. De volta à casa, estende as folhas para secar debaixo de seu único cobertor, no canto mais escuro da cozinha, onde ninguém vigia.
Quando estão completamente secas e quebradiças, ela mói cada folha no pilão de pedra durante a madrugada, quando todos dormem. O pó é fino, acinzentado e não tem cheiro forte. Ela guarda tudo em pequenos saquinhos que ela mesma costura com retalhos de tecido escondidos dentro do vestido, costurados na cintura.
Mas Francisca não confia apenas na palavra de pai João. Ela precisa ter certeza absoluta de que o veneno funciona, de que a dose está certa, de que não vai falhar. Ela começa testando primeiro em uma velha galinha que estava prestes a virar canja. Mistura uma pitada pequena do pó na água que a ave bebe. Sete minutos depois, a galinha começa a se debater, bate as asas incontrolavelmente, cai de lado e morre. Francisca limpa a ave, cozinha-a e serve para os outros escravizados no jantar. Ninguém passa mal. O veneno realmente sai do corpo.
Depois, testa em doses diferentes em outras galinhas, sempre espaçadas para não chamar atenção. Anota mentalmente: uma pitada mata em 7 minutos, duas pitadas em 5, três pitadas em 3. Ela calcula o peso médio de um adulto, calcula a dose exata: uma colher de chá cheia por pessoa, misturada em líquido quente. Multiplica por nove: nove colheres de chá.
Durante esses dois anos, Francisca nunca mudou seu comportamento. Continua obediente, silenciosa, eficiente. Suporta espancamentos sem reclamar, trabalha incansavelmente. Serve o café todos os sábados com a mesma expressão neutra de sempre. Mas internamente, cada vez que junta mais folhas, cada vez que mói mais pó, cada vez que costura mais um saquinho no vestido, ela está construindo algo: um monumento de dor transformado em ação.
Chega abril de 1854. É outono em Minas Gerais. O clima está ameno, as colheitas são boas, a cidade está pacífica. No dia 21 de abril, uma sexta-feira Santa, a cidade inteira está em procissão. As ruas estão cheias de fiéis seguindo as imagens de Cristo carregando a cruz. A casa de dona Ana está quase vazia, restando apenas Francisca e dois escravizados bem idosos que ficaram para cuidar da propriedade. Francisca aproveita. É o momento perfeito.
Ela vai ao riacho pela última vez. Junta as últimas folhas, volta para a cozinha, fecha a porta com cuidado e espalha as folhas ao sol pela janela para secarem rápido. Enquanto as folhas secam, ela começa a moer tudo o que já havia guardado. Trabalha por horas, metódica, calma, precisa. O som do pilão é abafado pelo barulho distante da procissão. Quando as últimas folhas estão secas, mói-as também. No final do dia, há exatamente nove colheres de chá cheias de pó de timbó. Ela guarda tudo em um único saquinho grande, cuidadosamente costurado, e esconde no avental limpo que usará no dia seguinte.
Naquela noite, Francisca não consegue dormir. Deita-se no chão frio da cozinha, com os olhos abertos, encarando o teto escuro. Pensa em seu filho. Pensa em todas as chibatadas. Pensa em todas as humilhações. Imagina as sinhás rindo de crueldades enquanto bebem café. Não sente medo. Sente apenas uma clareza absoluta, como se tudo em sua vida tivesse levado exatamente a este ponto.
Quando o sol começa a nascer, ela levanta, veste-se, prende o cabelo, amarra o avental com o saquinho de veneno escondido dentro. Está pronta.
Sábado, 22 de abril de 1854. O dia amanhece claro, sem nuvens, com aquele céu azul profundo típico do outono mineiro. Francisca acorda às 4 da manhã, como sempre, mas hoje cada movimento é calculado com precisão cirúrgica. Acende o fogão a lenha. Põe a água para ferver. Prepara a massa do pão de queijo: polvilho, ovos, queijo ralado, um pouco de leite. Enquanto os pães assam, enche o moedor de grãos de café. O aroma começa a invadir a cozinha.
Às 8h30, ouve-se o som das primeiras carruagens chegando. São pontuais. Francisca ouve as vozes entrando pela porta da frente, as risadas agudas, os cumprimentos efusivos, o farfalhar dos vestidos de seda. Dona Ana cumpre cada um com beijos no rosto, guiando todas para a sala de estar.
“Francisca!”, a voz de dona Ana ecoa pela sala. “Traga o café e os salgados logo. Minhas amigas estão com fome.”
“Sim, senhora”, responde ela.
Francisca coloca os pães de queijo em uma grande travessa de porcelana, fatia a broa de milho, arruma tudo em uma bandeja e leva para a sala de estar. As nove mulheres estão sentadas nas cadeiras almofadadas ao redor da mesa baixa de jacarandá. Francisca serve cada uma delas, invisível como sempre, volta para a cozinha e chega o momento.
Ela pega a grande bule de prata, aquela que brilha tanto que ela consegue ver seu próprio reflexo distorcido em sua superfície. Despeja o café quente e fumegante até a metade do bule. Olha para a porta fechada da cozinha. Olha pela janela, ninguém à vista. Pega o saquinho de dentro do avental e o abre. O pó está ali, fino como cinza, acinzentado, de aparência inofensiva. Vira o saquinho inteiro dentro do bule. Nove colheres de chá de morte. Pega a colher longa de prata e mexe três vezes devagar, observando o pó se dissolver completamente no líquido escuro. Nenhum vestígio visível permanece.
Coloca o bule na bandeja junto com as nove xícaras de porcelana enfeitadas com flores douradas. Respira fundo e vai para a sala de estar. As sinhás estão em plena conversa animada sobre o novo vigário que chegou à cidade.
“Francisca, enfim!”, reclama dona Gertrudes. “Pensei que você tinha ido plantar o café…”
Francisca não responde, apenas coloca a bandeja na mesa e, com mãos firmes, começa a servir. Primeiro, dona Ana, como sempre, por ser a anfitriã. Enche a xícara até a borda. Dona Ana pega, assopra de leve e dá um gole generoso.
“Ah, que delícia”, comenta. “O café está particularmente bom hoje, Francisca.”
“Obrigada, senhora”, diz ela.
Em seguida, dona Maria do Carmo, que também toma um gole imediato. Depois, dona Gertrudes, dona Balbina, dona Clara, dona Josefina, dona Leonor, dona Amélia e, por fim, dona Francisca do Espírito Santo. Todas pegam suas xícaras, todas levam aos lábios, todas dão goles grandes.
Francisca volta para a cozinha com a bandeja vazia, fecha a porta, coloca a bandeja na mesa, pega o balde com água, o pano de chão, ajoelha-se e começa a esfregar o chão de pedra como se fosse um dia absolutamente comum, como se não acabasse de servir a morte em xícaras de porcelana.
O relógio na sala marca 9h01. Francisca esfrega o chão.
9h15. As vozes continuam na sala, risadas, conversas.
9h17. Francisca esfrega meticulosamente a cada movimento preciso.
9h19. E então, um grito agudo, desesperado, lancinante. É dona Maria do Carmo.
“Meu peito! Eu não consigo… eu não consigo respirar!”
O som da xícara de porcelana estilhaçando-se no chão. Francisca continua esfregando. Mais gritos agora.
“O que está acontecendo?”, a voz de dona Ana, ainda sem entender. “Socorro, alguém! Ajuda!”
O som de cadeiras sendo derrubadas, corpos caindo.
“Minha garganta está fechando! Não consigo… Ar! Preciso de ar!”
É dona Gertrudes agora, sua voz esganiçada transformada em um estridência agonizante. Francisca molha o pano na água, torce-o, continua esfregando. Os gritos se multiplicam. Nove vozes gritando simultaneamente, sobrepondo-se umas às outras, criando uma sinfonia de agonia. O som de corpos se debatendo violentamente contra o piso de assoalho encerado, pernas batendo, mãos arranhando a madeira, vestidos de seda arrastando-se pelo chão.
“É o café! O café está envenenado!”, alguém consegue gritar entre as convulsões.
Mas já é tarde demais. Tarde demais para qualquer coisa. Francisca ouve tudo, cada grito, cada súplica, cada suspiro final, e não para de esfregar o chão.
Os maridos começam a chegar, atraídos pelos gritos. O juiz, o delegado de polícia, o médico português, todos invadem a sala.
“Meu Deus, Ana! Ana, chame um médico rápido! Elas estão morrendo!”
Os médicos não conseguem fazer nada, absolutamente nada, porque não há antídoto para o timbó. Aos poucos, os gritos vão se apagando, transformando-se em gemidos, depois em sussurros, depois em silêncio.
9h32. Silêncio absoluto na sala de estar. Apenas o som dos homens chorando e o tique-taque da parede.
Francisca termina de esfregar o chão da cozinha. Levanta-se, joga a água suja no quintal, lava o balde, estende o pano para secar e, então, finalmente senta-se no banquinho ao lado do fogão e chora. Chora baixinho, em silêncio, com as mãos cobrindo o rosto. Não são lágrimas de arrependimento; são lágrimas de alívio, de um peso finalmente tirado de seus ombros, de uma dívida finalmente paga.
Quando os homens finalmente entram na cozinha, encontram-na assim, sentada, chorando.
“Aparentemente, a pobre escrava também está abalada”, comenta um deles. “Deve ter se assustado com tudo.”
Outro concorda. Ninguém suspeita de nada. Ainda não.
A cidade de São João del Rei entra em estado de choque absoluto. Nove mulheres da alta sociedade assassinadas simultaneamente na mesma casa, sob as mesmas circunstâncias misteriosas. É algo sem precedentes, imaginável, aterrorizante. Durante os próximos três dias, ninguém ousa tocar em um único grão de café em toda a cidade. Os cafés fecham, as donas de casa jogam fora todo o seu estoque. O medo se espalha como fogo em capim seco. Fala-se em praga divina, castigo de Deus pela vaidade e pelos pecados das mulheres. Fala-se em bruxaria africana, macumba e vingança dos espíritos de escravizados mortos. O vigário sobe ao púlpito e prega sobre a ira divina.
As famílias dos falecidos exigem respostas. O delegado de polícia, que perdeu a própria esposa, dona Balbina, está desesperado. Chama especialistas do Rio de Janeiro. Examinam os corpos, todos exibem os mesmos sintomas pós-morte, mas não há sinais de nenhum veneno conhecido. Examinam as comidas que sobraram, o pão de queijo, o bolo. Tudo é testado em animais. Nada acontece.
Só falta o café. Mas quando tentam examinar o bule de prata, ele já foi lavado. No dia seguinte ao crime, Francisca lavou meticulosamente o bule, as xícaras, tudo. Esfregou, ferveu e eliminou qualquer vestígio possível.
Por três dias, ela continua trabalhando na casa agora vazia e silenciosa. Os maridos ainda estão em choque, organizando funerais, lidando com a tragédia. Ninguém presta atenção na cozinheira escrava. Até que, no quarto dia, o delegado finalmente faz a pergunta óbvia:
“Quem fez o café?”
Já é tarde da noite quando ele aparece na cozinha onde Francisca está lavando a louça do jantar.
“Você?”, diz ele, com a voz trêmula entre a raiva e a dor. “Foi você que fez o café naquele dia?”
Francisca para de lavar, seca as mãos no avental, vira-se lentamente para encará-lo e, pela primeira vez em dois anos, pela primeira vez desde que seu filho foi morto, ela levanta o queixo e olha diretamente nos olhos de um homem branco sem baixar a cabeça.
“Fui eu”, diz ela, com voz firme e calma.
“Você colocou alguma coisa no café?”
Um longo e pesado silêncio. Francisca respira fundo e, então, com uma voz firme que não demonstra o menor medo, diz:
“Eu pus timbó no bule, matei as nove e faria de novo mil vezes.”
O delegado paralisa. Ele não esperava uma confissão tão direta, tão calma, tão completamente destituída de remorso.
“Por quê?”, consegue ele perguntar. “Por que você fez isso?”
E então Francisca conta. Conta tudo: o estupro, a gravidez, a criança arrancada de seus braços, o bebê morto jogado no chão como lixo, os chicotes, as humilhações diárias, as histórias que ela os ouvia contar rindo sobre as atrocidades que cometiam. Ela conta cada detalhe, cada dor, cada lágrima engolida. E o delegado, mesmo em sua raiva e dor, não consegue interrompê-la, porque pela primeira vez está ouvindo o lado da história que sempre foi silenciado.
“Prendam-na”, ordena finalmente aos guardas que estão com ele, preparando-se para um julgamento rápido. A cidade quer justiça.
O julgamento de Francisca é marcado para uma semana depois, mas a cidade inteira já sabe que é apenas uma formalidade. Não há dúvida sobre o veredito. Uma escrava que matou nove só pode ter um destino: a forca. O júri é composto exclusivamente de homens brancos, proprietários de terras e de escravizados. O juiz é o viúvo de dona Maria do Carmo.
Não há defesa real para Francisca. O advogado nomeado para ela mal abre a boca durante o julgamento. O promotor apresenta o caso — premeditação, veneno, nove mortes, confissão completa — e pede a pena máxima.
Quando perguntam a Francisca se ela tem algo a dizer em sua defesa, ela se levanta. A corrente em seus pés tinteja e então ela repete tudo o que disse ao delegado. Mas desta vez, diante de uma sala cheia de homens da elite, cada palavra é uma pedra atirada contra a hipocrisia daquela sociedade. Cada frase é uma acusação. Ela não pede perdão, não implora misericórdia, apenas expõe com clareza brutal o sistema que a transformou em assassina.
“Vocês roubaram minha vida”, diz ela, sua voz ecoando na sala silenciosa. “Vocês roubaram meu corpo, roubaram meu filho, roubaram cada pedaço de humanidade que eu tinha e depois esperavam que eu continuasse servindo café com um sorriso. Cada colher de pó de veneno que eu pus naquele bule foi por uma lágrima que derrubei. E não foi o bastante. Nunca seria o bastante.”
A sala cai em silêncio absoluto. Alguns homens abaixam a cabeça, incapazes de encarar aquela verdade nua e crua. Outros se revoltam, gritam que ela é uma assassina, mas ninguém consegue negar o que ela disse.
O veredito é anunciado em menos de uma hora. Culpada de homicídio múltiplo premeditado. Pena: morte na forca. Data da execução: 17 de maio de 1854.
Nas duas semanas entre a condenação e a execução, algo estranho acontece em São João del Rei. O caso de Francisca vira assunto em todas as conversas e, surpreendentemente, nem todos são contra ela. Alguns escravizados, obviamente, sussurram entre si que ela é uma heroína. Mas até mesmo algumas pessoas brancas, especialmente as mulheres mais jovens e letradas, começam a questionar o sistema que criou uma situação tão extrema. Cartas são enviadas para jornais no Rio de Janeiro. O caso ganha atenção nacional. Os abolicionistas usam a história como exemplo da brutalidade da escravidão, mas nada disso muda o destino de Francisca.
17 de maio de 1854, uma sexta-feira. A praça principal de São João del Rei está lotada. Milhares de pessoas, talvez a cidade inteira, compareceram. O cadafalso foi montado no centro. A corda já está pronta, balançando levemente ao vento da manhã.
Quando Francisca é trazida da prisão, acorrentada, escoltada por guardas, a multidão se divide entre gritos de ódio e silêncios respeitosos. Ela caminha devagar, mas com a cabeça erguida. Recusa o padre que tenta lhe dar a extrema-unção.
“Não preciso do perdão do seu Deus”, diz ela calmamente. “Não fiz nada que precise ser perdoado.”
Ela sobe os degraus do cadafalso sem ajuda, sem tropeçar, sem demonstrar medo. O carrasco coloca a corda em seu pescoço e pergunta se ela tem últimas palavras. Francisca olha para a multidão, para todos aqueles rostos brancos, assustados, raivosos, curiosos, e fala alto e claro para que todos ouçam:
“Vocês mataram meu filho antes mesmo que ele desse seu primeiro suspiro. O arrancaram dos meus braços e quebraram seu pescoço como se ele fosse lixo. Eu matei suas mães, suas filhas, suas esposas, suas irmãs. Agora estamos quites. Vocês podem enforcar meu corpo, mas não podem matar a verdade. Cada gota do meu sangue que cair hoje é mais uma acusação contra vocês, e vocês carregarão esse peso para sempre.”
O carrasco puxa a alavanca, o alçapão se abre, Francisca cai. Mas até no último momento, até quando a corda estica e seu pescoço se rompe, seus olhos permanecem abertos, fixos na multidão, acusando até o fim.
O corpo de Francisca fica pendurado na praça por três horas, como era o costume. Depois é enterrado em um canto isolado do cemitério em uma cova rasa, sem lápide, sem nome. A elite de São João del Rei quer esquecer, quer varrer essa história para debaixo do tapete.
Mas o veneno de Francisca continuou fazendo efeito por décadas. Não o veneno físico do timbó, mas o veneno da consciência, da culpa, do medo. As famosas reuniões de café nunca mais aconteceram em São João del Rei. Nenhuma mulher da alta sociedade ousou organizar tais encontros depois daquilo. O medo era real, palpável: “E se a minha escrava também decidir me envenenar?”
Centenas de mulheres da elite dispensaram suas cozinheiras por puro pavor, preferindo cozinhar sozinhas a correr o risco. O comércio de escravizados domésticos caiu drasticamente na região. Os que restaram passaram a ser tratados com um pouco mais de cuidado, não por bondade, mas por pavor.
A história de Francisca se espalhou por todo o Brasil imperial. Virou lenda, mito, história de terror nas senzalas e nas casas-grandes. Para os escravizados, ela virou um símbolo, a prova de que nem os mais poderosos tinham certeza absoluta de que havia limites para o que um ser humano podia suportar antes de se transformar em algo muito mais perigoso do que uma vítima. Para os senhores de escravizados, virou um pesadelo, um lembrete constante de que aquelas pessoas que eles tratavam como objetos eram, na verdade, seres humanos com memória, com dor, com capacidade de planejamento e de vingança.
E até hoje, mais de 170 anos depois, quando uma avó idosa em São João del Rei conta essa história para seus netos, ela sempre termina do mesmo jeito, baixinho, olhando por cima do ombro, como se os fantasmas ainda pudessem ouvir:
“Ela matou nove mulheres naquele dia, mas abriu os olhos de muitas, muitas outras. E sabe-se lá quantas vidas de escravizados foram poupadas porque os senhores passaram a ter medo.”